Visita de Barack Obama ao Brasil

Barack Obama explica as parcerias entre Brasil e EUA

21 de março de 2011

O presidente Barack Obama, dos EUA, falou de uma série de novos acordos, inclusive um diálogo financeiro e econômico que venha promover relações comerciais, expandir a colaboração na área de ciência e tecnologia e à medida que o Brasil se prepara para receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas, assegurar que empresas americanas tenham… Ver artigo

O presidente Barack Obama, dos EUA, falou de uma série de novos acordos, inclusive um diálogo financeiro e econômico que venha promover relações comerciais, expandir a colaboração na área de ciência e tecnologia e à medida que o Brasil se prepara para receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas, assegurar que empresas americanas tenham um papel entre os projetos de infraestrutura necessários para essas competições.
Para o presidente Obama, os Estados Unidos está criando um novo diálogo estratégico sobre energia para garantir que “as cúpulas dos nossos governos trabalhem conjuntamente para aproveitar novas oportunidades, em particular, como as novas descobertas de petróleo no Brasil”.
“A presidente Roussef disse que o Brasil quer ser um grande fornecedor de novas fontes estáveis de energia e eu falei para ela que os EUA também querem ser um grande cliente dessas fontes, o que traria benefícios para ambos os países”.



No restaurante Oca da Tribo, em Brasília, depois de assistir a um jogo de capoeira e de aplaudir o grupo Batalá, de percussão, a primeira dama estaduinense, Michelle Obama, numa  programação especial, falou para um grupo de jovens brasileiros. Fez questão de frisar que o futuro dos dois países depende não apenas de ações diplomáticas de ministros e outras autoridades, mas também do relacionamento entre os dois povos,  principalmente, entre os jovens”.  Michelle disse ainda que  assim como seu marido, teve uma infância com dificuldades, mas que, graças a educação, chegaram onde estão hoje.


ECONOMIA VERDE


O presidente Barack Obama fez  questão de dizer que os Estados Unidos estão expandindo com o Brasil várias parcerias em energia limpa. “Esta parceria é fundamental para nossa segurança em energia em longo prazo.


 Barack Obama deixou um elogio e um compromisso: “Como líder na área de energia renovável, como biodiesel, e como parte da parceria de energia e clima entre as Américas, o Brasil está compartilhando seu conhecimento na região e no mundo. Esse novo diálogo de economia verde que estamos criando hoje aumenta ainda mais nossa cooperação, construindo prédios “verdes” e promovendo investimentos no desenvolvimento sustentável”.
Outro fato destacado pelo presidente Barack Obama foi sobre as parcerias humanitárias: “Na área de segurança, nossos exércitos trabalham com proximidade ainda maior para lidar com crises humanitárias, como fizemos no Haiti. Nossas polícias trabalham em conjunto contra os narcotraficantes que ameaçam a todos nós, o Brasil se aliou ao esforço internacional para evitar o contrabando de armas nucleares por seus portos. Agradeço à presidente Roussef pela liderança do Brasil em criar um centro regional de promoção de excelência na área de segurança nuclear. Como membro do conselho de direitos humanos, o Brasil se juntou a nós na condenação aos abusos aos direitos humanos realizados pela Líbia. 


Recados de Barack Obama, no RJ


“No Brasil, vocês lutaram contra a ditadura, pedindo para serem ouvidos. Mas esses dias passaram. Hoje, o Brasil é um país onde os cidadãos podem escolher seus líderes e onde um garoto pobre de Pernambuco pode chegar ao posto mais alto. Foi essa mudança que vimos na Cidade de Deus”.


“Vocês sabem que o Rio não foi minha primeira escolha para os Jogos Olímpicos. Porém, se os jogos não pudessem ser realizados em Chicago, o Rio seria minha escolha. O Brasil sempre foi o “país do futuro”. Mas agora esse futuro está aqui”.


“Precisamos de um compromisso com a inovação e com a tecnologia. Assim, queremos ajudá-los a preparar o país para os Jogos. Somos comprometidos com o meio ambiente. Por isso a metade dos carros daqui podem circular com biocombustível. E, portanto, estamos buscando o mesmo nos EUA, para tornar o mundo mais limpo para nossos filhos”.