RIOS EM TRANSE

19 de julho de 2011

“Os rios não visam beneficiar apenas particularidades humanas. Eles existem para saciar e gerar vidas em todas as manifestações universais.”Importantes rios do mundo que já foram capazes de provocar inundações, hoje estão com uma vazão e profundidade tão baixas, que se arriscam sumirem dos mapas. Foram grandes artérias para o tráfego entre localidades e por… Ver artigo

“Os rios não visam beneficiar apenas particularidades humanas. Eles existem para saciar e gerar vidas em todas as manifestações universais.”

Importantes rios do mundo que já foram capazes de provocar inundações, hoje estão com uma vazão e profundidade tão baixas, que se arriscam sumirem dos mapas. Foram grandes artérias para o tráfego entre localidades e por eles navegaram embarcações e tripulantes famosos por trabalhos prestados à humanidade. Águas que já chamaram a atenção pela sua turbulência e que ceifaram vidas quer por descuido, quer por desafios.

Logicamente, todos os rios são importantes, independente da grandeza ou localização, já que na maioria de suas margens iniciaram cidades e suas culturas econômicas. Muitas civilizações originadas não souberam compreendê-los, utilizando-os incorretamente. Através do uso abusivo das águas, escassearam mananciais e o restante, desaparece rapidamente pela evaporação antes mesmo de completar seu percurso. Não existe um limite entre o realismo e a fantasia que demonstre a histórica existência de um rio. Entretanto, o realismo do progresso sobrepuja qualquer fato documentado, alertando para acontecimentos nem sempre favoráveis.


Ao contrário do que muitos pensam, os rios não visam beneficiar apenas particularidades humanas. Eles existem para saciar e gerar vidas em todas as manifestações universais. A seca, o surgimento da fome e o provável desaparecimento de muitos seres terrenos, não são uma fantasia. É algo que aterroriza e preconiza acidentes de grande monta.


O conflito entre nações pelo predomínio das águas está na eminência de eclodir, positivando que o não tratamento e utilização adequada deste produto, causarão a migração para a sua busca, iniciando um caos mundial. Não necessitamos de mais histórias do “Era uma vez…”. Necessitamos de procedimentos emergenciais para a preservação dos recursos hídricos e de toda a vida presente e futura.


A natureza tem a concepção de mostrar muitas coisas através de suas ações, porque cada uma delas não depende de tempo ou lugar para se manifestarem. Quanto mais os rios forem explorados ilegalmente ou diversificados em suas finalidades, mais teremos que suportar as consequências destes atos abusivos.