Pelo Brasil

Segurança de vôos

22 de agosto de 2011

Manejo de aves em aeroportosBiólogos e veterinários de 10 capitais são treinados para aumentar proteção de aeronaves professor Felipe Lago, engenheiro florestal e coordenador do projeto, explicou que o treinamento fez um balanço completo das dificuldades encontradas pelos pilotos de aeronaves durante operações de decolagem e aterrissagem. “O que a gente quis demonstrar foram os… Ver artigo

Manejo de aves em aeroportos
Biólogos e veterinários de 10 capitais são treinados para aumentar proteção de aeronaves


professor Felipe Lago, engenheiro florestal e coordenador do projeto, explicou que o treinamento fez um balanço completo das dificuldades encontradas pelos pilotos de aeronaves durante operações de decolagem e aterrissagem. “O que a gente quis demonstrar foram os possíveis riscos para a aviação, os focos atrativos de aves e animais silvestres para perto das rotas das aeronaves, bem como ensinar a melhor maneira de capturar e remover estes bichos em segurança”, salientou Felipe Lago.


A equipe de biólogos das dez capitais brasileiras foi treinada no Aeroporto JK, enquanto o grupo de veterinários foi capacitado no Zoológico de Brasília. “Nosso objetivo é estabelecer um plano de manejo integrado, que envolva todos os atores e todas as etapas do manejo, desde a possível captura de fauna no aeroporto, até a triagem e devido tratamento pelos veterinários”.


Durante o curso, foram apresentadas ações adotadas e os resultados alcançados na captura e triagem de pássaros nos aeroportos de dez capitais: Brasília (DF), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Maceió (AL) e Recife (PE), Belém (PA), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Guarulhos (SP).