No ritmo da rio+20

Locais das conferências e eventos

8 de junho de 2012

De norte a sul, leste a oeste, o Rio de Janeiro está envolvido com a Conferência da  RIO+20, de 13 a 22 de junho.  Conheça os principais pontos: Locais da Conferência   BARRA DA TIJUCA Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555. Barra da Tijuca.  O Centro de Convenções do Riocentro será todo da ONU, durante… Ver artigo

De norte a sul, leste a oeste, o Rio de Janeiro está envolvido com a Conferência da  RIO+20, de 13 a 22 de junho.  Conheça os principais pontos:

Locais da Conferência

 

BARRA DA TIJUCA

Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555. Barra da Tijuca. 

O Centro de Convenções do Riocentro será todo da ONU, durante a Rio+20. No local, serão realizadas as sessões plenárias e negociações oficiais da Conferência. No Riocentro acontecerão os “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, série de debates em que a sociedade civil discutirá temas prioritários da agenda internacional para o desenvolvimento sustentável. Haverá ainda espaços para eventos paralelos da sociedade civil durante o período de negociações oficiais. 
Acesso só com credenciamento junto à ONU. 
 

 Parque dos Atletas – Avenida Salvador Allende, s/n. Barra da Tijuca

Fica em frente ao Riocentro e será dedicada a exposições governamentais e intergovernamentais. No local, serão montados pavilhões e exposições de países estrangeiros, de organizações internacionais e do Governo brasileiro, representado em suas diferentes instâncias (municipal, estadual e federal) e Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário). Destaca-se o Pavilhão Brasil. Serão apresentados programas e projetos do Executivo Federal para a promoção do desenvolvimento sustentável. O Parque dos Atletas será ainda um espaço de debate, com a realização de seminários, palestras e mesas-redondas.
 

Arena da Barra – Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401. Barra da Tijuca

A estrutura multifuncional da Arena da Barra será o grande espaço de concentração da sociedade civil nas proximidades do Riocentro. Suas salas, auditórios e ginásio abrigarão palestras, seminários e outras atividades da sociedade civil, bem como servirão de centro de retransmissão dos eventos do Riocentro e demais locais da Conferência.
 

CENTRO DA CIDADE – Parque do Flamengo

Local histórico por ter abrigado eventos da sociedade civil na RIO’92, o Parque do Flamengo será novamente utilizado para a realização da Cúpula dos Povos. A organização do evento está sob a responsabilidade do Comitê Facilitador da Sociedade Civil para a RIO+20.
  
Museu de Arte Moderna (MAM) 
Durante a Conferência, as galerias do Museu abrigarão exposições temáticas de renomados artistas brasileiros e mostra da campanha “O Futuro Que Queremos”. A cinemateca receberá palestras e seminários organizados pela sociedade civil e mostra de filmes na temática do desenvolvimento sustentável. O Museu receberá ainda a Arena Socioambiental, série de eventos coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
 
Arena do MAM – Av. Infante Dom Henrique , 85 – Parque do Flamengo
Essa casa de espetáculos receberá durante a RIO+20 concertos e outros eventos culturais patrocinados pelos parceiros do evento, além de servir de área para debates da sociedade civil. Tudo organizado no âmbito da Cúpula dos Povos.
 
Pier Mauá – Avenida Rodriguez Alves, 10. Praça Mauá
Localizado em área central e de fácil acesso, o Píer Mauá será destinado a apresentações sobre inovação, tecnologias sustentáveis e programas de sustentabilidade. Serão apresentados e divulgados projetos do Governo Federal, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da sociedade civil na seguinte disposição: 
Armazém 1: Sociedade Civil
Armazém 2 : Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Agrário, das Comunicações e da Integração Nacional
Armazém 3: Finep
Armazém 4: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 

Galpão da Cidadania

O Centro Cultural de Ação da Cidadania fica perto do Píer Mauá. O centro receberá uma série de eventos culturais organizados pelo Ministério da Cultura. Serão organizados seminários, apresentações musicais, exposições, oficinas, mostras de audiovisual e de gastronomia com enfoque na sustentabilidade, entre outros encontros nas mais diversas áreas culturais. A Cultura RIO+20 é um espaço para a reflexão e debate sobre a importância da cultura como eixo estratégico do desenvolvimento sustentável.