Cartas

20 de março de 2013

  Alunos escrevem carta-manifesto contra monstros invisíveis   Alunos da 3ª série do Ensino Médio, turma B, do Centro Educacional 08 do Gama, orientados pela professora Maria do Rosário do NR Alves, redigiram várias cartas relacionadas às atividades de educação ambiental. Vale a pena conferir alguns trabalhos:     Consumo desenfreado  “A nosso ver, o… Ver artigo

 

Alunos escrevem carta-manifesto

contra monstros invisíveis

 

Alunos da 3ª série do Ensino Médio, turma B, do Centro Educacional 08 do Gama, orientados pela professora Maria do Rosário do NR Alves, redigiram várias cartas relacionadas às atividades de educação ambiental. Vale a pena conferir alguns trabalhos:

 
 
Consumo desenfreado
 “A nosso ver, o consumo desenfreado da sociedade moderna é uma das maiores causas dos desastres ocorridos na natureza. Isso acontece porque, nos dias atuais, as pessoas estão cada vez sendo induzidas a consumirem mais, e com o mercado consumidor cada vez mais alto, é necessária a exploração de mais recursos naturais.
Sendo assim, ocorrem mais desmatamentos. Nas margens dos rios, lagos, das encostas das montanhas, Há mais extração de minerais e todos os tipos de recursos e com isso cria-se um efeito dominó.
Por isso, ocorre um dos maiores problemas ambientais, que é o Aquecimento Global. As suas consequências são: derretimento das geleiras Glaciais assim aumentando o calor e diminuindo o reflexo do sol, com o derretimento das geleiras aumentam também os furacões em 50%, causando sérios danos à população. 
Em meia década perdemos 90% das espécies de peixes e com as toxinas liberadas pelas indústrias somam 18 milhões de toneladas jogadas ao mar, o que ajuda em nada na preservação da vida marinha. Conclusão: todos os organismos da biosfera estão em declínio. O que estamos fazendo para melhorar essa realidade? Qual a herança que estamos deixando para as novas gerações?
Alunos:  Ana Diulia-3, Gabriel Costa-9, Mayara Feitosa-24, Phidel Kastro-26
 
 
Políticas públicas
“A sociedade vem enfrentando diversos problemas ambientais tais como: aquecimento global, alteração nos regimes de chuva, perda de biodiversidade, desmatamento, desertificação, poluição do ar e da água, perda de fertilidade dos solos, dentre outros que afetam a vida humana.
Sabemos que existem diversos problemas na política ambiental de governo como a extensão de importantes setores dentro dos órgãos de meio ambiente, graves deficiências estruturais dos órgãos ambientais federais, que dificultam o desenvolvimento e a implementação das políticas públicas voltadas ao tratamento da questão ambiental, inexistência de planejamento e precariedade na gestão no Ibama.
Há também deficiências no serviço florestal brasileiro com existência de incongruências entre as missões institucionais e suas diretrizes, nas estruturas organizacionais, nas prioridades dos órgãos, nas linhas de ação, além da inexistência de metas claras para orientar e avaliar suas ações entre outros.
Carlos Henrique, Dennis Vinicius, Douglas de Sousa e Renan Vinicius – CED-08 – Gama DF
 
 
Mudança de atitude
Percebemos que a cada ano as temperaturas estão ficando mais elevadas, assim, perdemos totalmente o controle sobre o clima. Como exemplo desse descontrole, alguns anos atrás as estações eram bem definidas, o verão era um período de elevadas temperaturas e dias mais longos, o inverno era um período de baixas temperaturas, mas hoje, as temperaturas ou são elevadas demais ou são baixas demais.
Com essa desorganização do clima, pessoas, animais e plantas estão sofrendo as consequências. Com a ajuda da poluição, do descontrole climático, dentre outros, as doenças raras estão ficando comuns tais quais, câncer, alergias, dores de cabeça.
Diante de todo o exposto temos a firme convicção de que é preciso mudar sua atitude em relação ao meio ambiente. A ação individual é importante, se cada um fizer a sua parte teremos uma vida melhor. 
Alunos: Ana Cristina-2, Karine de Sousa-15, Luana Letícia-19 e Raquel Dias-28
 
 
Preservação ambiental
‘Somos contra o desmatamento, a poluição e qualquer forma de agressão ao meio ambiente. Do nosso ponto de vista o planeta está em completo declínio ambiental. Podemos colocar em questão os desastres naturais, o consumo excessivo, o aquecimento global, a extinção de várias espécies animais e tantos outros problemas que causamos ao meio em que vivemos.
       Conforme já registrado por inúmeros ambientalistas, se não tomarmos as providências necessárias e não melhorarmos nossas ações, em poucos anos sofreremos ainda mais as consequências dos nossos atos, pois a natureza não consegue substituir em ritmo acelerado tudo aquilo que retiramos excessivamente. Se cada um de nós fizer nossa parte, reduziremos parcialmente os danos causados ao planeta’.
Alunos: Krys Ellen Lins, Grazielle Gualbert , Welberth Ferreira, Luiz Guilherme.
 
 
Desmatamento: tolerância zero
‘O fato de não cuidarmos da natureza está se agravando cada dia mais, a falta de conscientização das pessoas está afetando o futuro da nação e o futuro da humanidade.
A gravidade do problema é altamente preocupante, pois todos os organismos estão em declínio. Já não é possível encontrar água potável em grande abundância, as florestas estão destruídas e desmatadas, o ar que respiramos é poluído, ou seja, não temos estabilidade, estamos destruindo o meio ambiente, e nos destruindo automaticamente.
Lembremos ainda que, por conta do desmatamento, os habitats naturais estão sendo destruídos e não há como voltar atrás, pois muitos animais já estão extintos’.
Alunos do CED-08 (Juliana Alves, Elizabeth Herllen, Thamilla,Tatiane, Wallafi)