GSta a Gsta

26 de março de 2013

Ação Cultural – Imaruí, município que integra o Complexo Lagunar, estará promovendo, do dia 12 a 15 de novembro, o "Grito das Águas – uma jornada de lutas em defesa do meio ambiente no maior complexo de lagoas do sul catarinense". Shows, peças de teatro e festivais estudantis fazem parte da iniciativa que tem por… Ver artigo

Ação Cultural – Imaruí, município que integra o Complexo Lagunar, estará promovendo, do dia 12 a 15 de novembro, o "Grito das Águas – uma jornada de lutas em defesa do meio ambiente no maior complexo de lagoas do sul catarinense". Shows, peças de teatro e festivais estudantis fazem parte da iniciativa que tem por objetivo mobilizar a sociedade para a preservação ambiental. Mais informações sobre o evento na Sociedade Amigos da Lagoa de Imaruí. Endereço: Caixa Postal 29, CEP: 88770-000, Imaruí – Santa Catarina. 

 

 

Cooperação Internacional – Especialistas brasileiros e alemães se reuniram em Campos do Jordão (SP) nos dias 22 e 23 de abril. O seminário, uma parceria entre os dois países, foi realizado para debater a atual situação das águas do rio Paraíba do Sul, bacia que banha os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O Brasil apresentou ações para a recuperação dos recursos hídricos do rio, como o Programa de Qualidade da Água. Como resultado do encontro, o governo alemão decidiu apoiar projetos piloto voltados para problemas ambientais e de recursos hídricos em municípios que pertencem ao rio.
 
Gestão por bacia – O comitê de enlace da Rede Internacional de Organismos de Bacia (RIOB), que congrega mais de 100 organizações de 54 países, se reuniu em Madri para programar as atividades dos próximos 12 meses. Desde 1994, quando foi criada na cidade francesa de Aix-Les-Bain, a RIOB vem difundindo a importância do gerenciamento participativo dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas. Nos encontros promovidos pela Rede, os membros trocam experiências sobre o uso sustentável da água. A IV Assembléia da RIOB vai se realizar em Varsóvia, capital da Polônia, em maio de 1999. O Brasil já foi sede de um encontro da RIOB. A III Assembléia Geral da Rede foi em Salvador (BA) em dezembro de 1998. 
 
Abaixo o desperdício – O primeiro-ministro Tony Blair assinou um decreto que reduz a quantidade de água consumida nas descargas da Grã Bretanha. Com esta medida, os fabricantes são obrigados a produzir um modelo único, mais econômico, de válvula e de vaso sanitário. Se, antes, os britânicos gastavam sete litros e meio de água ao acionar a descarga, agora eles passam a consumir apenas seis litros. O desperdício no Brasil é ainda maior do que em terras inglesas. Segundo a Sabesp, as descargas brasileiras consomem, em média, dez litros de água a cada seis segundos.   
 
Reaproveitamento – "Na natureza, nada se perde. Quando se cria, tudo se transforma". Seguindo a Lei de Lavoisier, o Centro de Referência do Movimento de Cidadania pelas Águas de Porciúncula (RJ) lançou a cartilha "Reciclagem do Lixo", uma autoria de Marcos Mesquita. A publicação contém dicas para evitar o desperdício de lixo orgânico e seco e mostra a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente. A cartilha foi lançada no dia 26 de abril durante a inauguração da nova sede do CREA do Rio de Janeiro. Os convidados da festa também puderam conhecer a exposição fotográfica "As águas do Rio", de José Chacon, presidente do CREA no estado e um dos principais articuladores do Movimento. 
 
Educação Ambiental – Em abril, o coordenador do Movimento de Cidadania pelas Águas, Luiz Carlos Baeta Neves, apresentou palestra para estudantes de Anápolis (GO). O tema foi o Movimento e a importância da participação social nos trabalhos que visam preservar e recuperar a água. Baeta foi ao município a convite do centro de referência da cidade, que é uma parceria da OAB com a Universidade Estadual de Anápolis (UNIANA).  
 
Sergipe pelas Águas – Instalado mais um centro do Movimento na região Nordeste. Desta vez foi em Aracaju, capital sergipana, no dia 06 de maio, com a presença do coordenador nacional, Luiz Carlos Baeta Neves. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) é a sede do centro de referência no estado. 
 
Futuras inaugurações – Com mais de 100 centros de referência em todo o país, o Movimento de Cidadania pelas Águas não pára de crescer. Só na Semana do Meio Ambiente, entre 05 e 12 de junho, mais quatro centros serão instalados. No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/12, o Jardim Botânico de Brasília inaugura a primeira sede da capital, em um evento programado para reunir crianças e líderes locais. São Paulo, o município mineiro de Nanuque e o Complexo Lagunar de Santa Catarina também programam a inauguração para este período.   
 
Cartilha – Um pequeno feijão que fica doente por causa da poluição – este é o tema da cartilha Feijoca – publicada pela Sociedade Maranhense de Defesa do Meio Ambiente (SOMADEMA). A cartilha, voltada para o público infantil, mostra como os agrotóxicos interferem na saúde do meio ambiente e convida as crianças para construir um mundo mais limpo. Esta é a segunda cartilha da SOMADEMA, que também lançou o "Peixinho Dourado", que fala da dificuldades que um peixe sofre vivendo em um rio repleto de lixo.