Boca no trombone!

25 de julho de 2014

MAPITOBA EM ALTA “O Brasil tem disso: inventam até apelido para algumas regiões. Vi no jornal que em Mapitoba já se produz cerca de 15% da soja brasileira, fora as lavouras de milho e algodão. Na última safra foram colhidos mais de 3 milhões de hectares, menos da metade da área disponível para cultivo. Para… Ver artigo

MAPITOBA EM ALTA
“O Brasil tem disso: inventam até apelido para algumas regiões. Vi no jornal que em Mapitoba já se produz cerca de 15% da soja brasileira, fora as lavouras de milho e algodão. Na última safra foram colhidos mais de 3 milhões de hectares, menos da metade da área disponível para cultivo. Para quem não sabe, Mapitoba – um acrônimo extraído das primeiras sílabas de Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia – é justamente onde se concentram as fazendas corporativas, muitas delas destruindo o Cerrado de forma impiedosa sobre a proteção de autoridades que querem o desenvolvimento a qualquer custo. Progresso sem levar em conta o meio ambiente é inócuo.”
Celi P. Correia Matos – Fortaleza – CE
 
EXEMPLO JAPONÊS
“A Copa passou, a luz apagou e o Felipão sumiu. Sabe o que ficou? Ficou o exemplo dos japoneses que no fim das partidas do Japão, os torcedores faziam questão de catar todo o lixo das cadeiras que ocupavam no estádio. Chegavam a separar até o que podia ser reciclado. O gesto comportamental, que chamou a atenção do mundo inteiro (especialmente dos brasileiros, sujismundos de nascença), é rotina nas arenas japonesas. Conheço o Japão. De fato, lá, é muito difícil encontrar qualquer pedaço de papel nas calçadas. E os japoneses se comportam assim NÃO POR OBRIGAÇÃO. Mas por educação e consciência de que o lixo é responsabilidade de cada um”.
Cleo P. Mendes – Salvador – BA
 
PRECICLAR
“ Sabe o que é Preciclar? É muito simples!  É pensar antes de comprar, pois 40% do que nós compramos é lixo. São embalagens que, quase sempre, não nos servem para nada, que vão direto para o lixo aumentar os nossos restos imortais no planeta. Poderia ser diferente? Tudo sempre pode ser melhor.  Pense no resíduo da sua compra antes de comprar. Às vezes um produto um pouco mais caro tem uma embalagem aproveitável para outros fins. O importante é pensarmos sobre os 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) procurando evitar o desperdício, reutilizar sempre que possível e, antes de mais nada, preciclar. Preciclar é pensar que a história das coisas não acaba quando as jogamos no lixo. Tampouco acaba a nossa responsabilidade!”.
Pólita Gonçalves – http://www.lixo.com.br