Furacão JK

24 de fevereiro de 2015

Há 59 anos, o furacão político e empreendedor Juscelino Kubitschek de Oliveira assumia a Presidência da República. Estudar a História do Brasil pela história de JK traz sempre uma dose de brasilidade e de esperança. Quem sabe o Brasil, um dia, talvez, ainda terá um novo JK? Pois há 59 anos, JK tomava posse como… Ver artigo

Há 59 anos, o furacão político e empreendedor Juscelino Kubitschek de Oliveira assumia a Presidência da República. Estudar a História do Brasil pela história de JK traz sempre uma dose de brasilidade e de esperança. Quem sabe o Brasil, um dia, talvez, ainda terá um novo JK? Pois há 59 anos, JK tomava posse como o 21º Presidente do Brasil. E aí, sim, o Brasil deu uma chacoalhada políco-administrativa para começar a mudar.
Vale seguir um cronograma rápido entre a escolha de JK como candidato do PSD à Presidência, em 10 de fevereiro de 1955, e sua posse, em31 de janeiro de 1956.
 
 
►1955 – 10/FEV – Juscelino Kubitschek é escolhido candidato à presidência da República em convenção do PSD.
►1955 – 4/ABR – JK assume, durante comício em Jataí (GO), o compromisso de transferir a capital para o Planalto Central.
►1955 – 3/OUT – JK é eleito presidente da República com 3.077.411 votos, ou 36% do total. Quase a população hoje do Distrito Federal (2.700.000 habitantes).
►1955 – 1/ NOV – O coronel Jurandir de Bizarria Mamede, discursando no enterro do general Canrobert Pereira da Costa, sugere golpe militar para impedir a posse de JK e Goulart.
►1955 – 3/ NOV – O presidente em exercício, Café Filho, sofre ataque cardíaco.
►1955 – 8/ NOV – Carlos Luz, presidente da Câmara dos Deputados, assume a Presidência e se recusa a punir os militares que pregam o golpe.
►1955 – 10/NOV – O ministro da Guerra, general Lott, pede demissão, em protesto contra a “inclinação golpista” do novo governo.
►1955 – 11/NOV – Para garantir a posse dos eleitos, antes de deixar o ministério, Lott põe os tanques nas ruas e dá o “golpe da legalidade”. Carlos Luz é deposto.
►1955 – 20/NOV – O Congresso Nacional aprova o impedimento do presidente da República, Café Filho. O vice-presidente do Senado, Nereu Ramos, assume o governo até a posse de JK.
►1956 – 31/JAN – JK toma posse e pede ao Congresso a abolição do estado de sítio. No dia seguinte, põe fim à censura à imprensa.
JK cria o Conselho do Desenvolvimento, primeira tentativa de centralizar o planejamento econômico. Sob o slogan “50 anos em 5”, Juscelino lança o Plano de Metas, seu programa de governo: objetivo: industrializar o Brasil. “Meta-síntese” é construção de Brasília.
Inaugurada em 21 de abril de 1960, Brasília foi, é e será sempre uma  fonte de discussões e debates. Até hoje é tema de pesquisas, artigos, livros e ensaios.  É a primeira cidade que nasceu fotografada e filmada. Participar e ser cúmplice dos primeiros anos da Capital é privilégio instigante que inspira pesquisadores em todas as áreas do conhecimento. Brasília é laboratório vivo de urbs e civitas que cresce com todos os desafios arquitetônicos, sociais, urbanísticos e culturais dentro de um país chamado Brasil.
 

Diploma do TSE declara JK eleito Presidente da República para o período de 31 de janeiro de 1956 a 31 de janeiro de 1961