Cartas

5 de julho de 2016

REDE PRÓ UC   Para comemorar o dia Mundial dos Oceanos a Rede Pró UC em conjunto com o Divers for Sharks, Instituto Augusto Carneiro, Instituto Baleia Jubarte e NEMA estão lançando uma campanha para chamar a atenção da sociedade brasileira para o grave quadro de descaso com que o governo tem tratado as áreas… Ver artigo

REDE PRÓ UC
 
Para comemorar o dia Mundial dos Oceanos a Rede Pró UC em conjunto com o Divers for Sharks, Instituto Augusto Carneiro, Instituto Baleia Jubarte e NEMA estão lançando uma campanha para chamar a atenção da sociedade brasileira para o grave quadro de descaso com que o governo tem tratado as áreas naturais marinhas.
Inúmeras são as UC's com processo de criação estagnados, assim como é clara a deficiência de recursos para a efetividade daquelas que já existem. Como consequência, os recursos marinhos estão exauridos e estamos perdendo nossas áreas naturais e as espécies marinhas.
O Brasil tem o compromisso internacional diante da CDB de proteger ate 2020 10% deste bioma. Nos próximos dias as instituições que assinam a campanha irão chamar a atenção para esse quadro, com o objetivo de mobilizar a sociedade e mudar essa situação de vergonha internacional.
 
Acompanhe em: www.redeprouc.org.br/…/protecao-dos-oceanos-e-o-brasil-nada/
 
 
 
QUEBRADEIRAS DE COCO
 
MARCOS ROBÉRIO conduziu a tocha olímpica. Robério tem uma história de luta como militante social e membro da Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu de São José dos Basílios e seu trabalho foi reconhecido pelo Comitê Olímpico RIO 2016.
Marcos Robério conduziu a tocha olímpica dia 10 de junho, na cidade de Altos no Piauí. Robério foi o único condutor da região. Ele teve sua história selecionada e está entre os 12 mil condutores que participam Reverzamento da Tocha Olímpica, por todo o país.
Os trechos da história de Marcos Robério, que o credenciaram, junto ao Comitê Olímpico para a condução da Tocha, incluem seu trabalho junto a Associação de Quebradeiras de Coco, na busca de investimentos e emancipação social das quebradeiras e, ainda sua participação em manifestações pelo afastamento de um juiz, acusado de corrupção.
A Chama da Tocha Olímpica representa, acima de tudo, segundo os organizadores, o espírito de união, cooperação e solidariedade: Tudo a ver com o associativismo e com a geração de renda da AQCB. 
Parabéns Robério, pela sua inspiradora história!
 
Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu de São José dos Basílios – Altos do Piauí – PI
 
 
 
FOLHA ONLINE
 
Sou leitora da Folha do Meio Ambiente há pelo menos uns 20 anos. Quando morei em São Gabriel da Cachoeira – AM eu recebia o jornal na escola que eu dava aula. Depois eu me mudei para Brasília, depois para o Rio de Janeiro e hoje moro no Rio Grande do Sul. Já deu para perceber que meu marido é militar. Fiquei uns tempos sem receber o jornal e, sinceramente, senti muita falta. Aprendi a gostar e a admirar o trabalho de vocês. Sério, muito bem escrito e com uma diversidade de informações maravilhosa. Agora leio o jornal online. No início, foi difícil de me acostumar. Agora já acompanho e as matérias que eu gosto comento com minha filha que também é professora.
 
Martha H. M. Saldanha – Porto Alegre – RD