NATURALISTAS VIAJANTES – Parte 8

Guido Marlière, O Precursor Dos Indianistas

1 de agosto de 2017

    A imagem feita pelo artista bávaro Johann Moritz Rugendas (1802-1858) no início do século XIX em Vila Rica mostra os perigos a que os escravos estavam expostos. Os homens bateiam – termo usado para a ação de minerar com um utensílio parecido com um prato, a bateia – dentro do rio e carregam… Ver artigo

 

 

A imagem feita pelo artista bávaro Johann Moritz Rugendas (1802-1858) no início do século XIX em Vila Rica mostra os perigos a que os escravos estavam expostos. Os homens bateiam – termo usado para a ação de minerar com um utensílio parecido com um prato, a bateia – dentro do rio e carregam pedaços de rocha; duas escravas dirigem-se à boca da mina para reabastecer os carumbés, recipientes cônicos usados para lavar o cascalho à procura do metal ou das pedras. No caminho, rochas úmidas e escorregadias. Um deles, temendo atravessar uma ponte improvisada, é coagido pelo chicote do feitor. O serviço dentro d’água deixava metade do corpo exposta ao sol enquanto a parte inferior suportava o frio das águas. O transporte de rochas sobre a cabeça causava-lhes hérnias. Por estas razões, o barão de Eschwege (1777-1855) estimou que a vida útil média dos escravos mineiros fosse de sete anos.

 
 
GUIDO MARLIÈRE, O PRECURSOR DOS INDIANISTAS
 
O militar mato-grossense meio índio Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), o médico brasileiro nascido na Ucrânia Noel Nütels (1913-1973), os irmãos paulistas Leonardo (1918-1961), Cláudio (1916-1998) e Orlando Villas-Boas (1914-2002) e o mineiro Darcy Ribeiro (1922-1997) tiveram em Guido Marlière um precursor no sonho de uma sociedade enriquecida com a alegria, bondade natural e ingenuidade dos indígenas. Quando mostramos um caminho a alguém e dizemos ‘é ali’ e espichamos o beiço, é a influência indígena manifestada em nossa formação. Palavras fáceis como biboca, canoa, pereba, pipoca, pito, mingau, pindaíba, assim como nossa obsessão pelo banho diário, pela farinha de mandioca e a invenção imbatível da rede de dormir, são alguns dos débitos que temos com nossos antepassados nativos. Até por respeito aos povos mais antigos que estavam de pés espalhados quando chegaram os europeus para incomodá-los, é grosseria ingrata e criminosa as políticas de escravização, catequização e exterminação praticada pelo  colonizador.
 
 
 
 
 
 
Guido Thomaz Marlière (França 1767 – Minas Gerais 1836) foi um filósofo e humanista que as circunstâncias transformaram em militar. É personagem importante de nossa história, que aguarda resgate adequado, esquecida por enquanto nos arquivos do século XIX. Sua visão é a de um humanista do começo do século XIX, cuja concepção de ‘civilização’ é o modelo europeu, que tenta colocar em prática nas tribos indígenas na Província de Minas Gerais. As reformas que propõe granjeiam-lhe o respeito das pessoas esclarecidas, a gratidão de muitas tribos indígenas e também a antipatia de colonos truculentos e políticos obtusos. Como acontece ainda hoje em nome do progresso a qualquer preço.
 
Parece que a escolha pelo lado perdedor era sina de Marlière. Com pouco mais de vinte anos vê-se envolvido pelos acontecimentos da Revolução Francesa, período de intensa agitação política e social que aterrorizou as monarquias europeias, mas sua vida de revolucionário dura pouco, pois a radicalização do movimento provoca sua deserção. Refugia-se com seu regimento na Bélgica e depois na Alemanha, onde passa a integrar a chamada Legião Realista do Visconde Mirabeau, derrotada por Napoleão Bonaparte. O regimento de Marlière segue para a Inglaterra e, em 1797, é enviado para Portugal para defender as terras lusitanas da possível invasão napoleônica. Em 1802 é criada em Lisboa a Guarda Real de Polícia a Pé e a Cavalo, nome pitoresco do regimento em que Guido Marlière inicia suas atividades no Exército Português, na cômoda função de Porta-Estandarte. Casa-se com Maria Vitória da Conceição Rosier, de ascendência francesa e bem relacionada à Corte portuguesa. Graças à influência da esposa, o casal antecede-se à vinda da Família Real e chega ao Rio de Janeiro em 1807.  Marlière Incorpora-se às tropas do Príncipe Regente e assume o posto de Alferes da Cavalaria Ligeira, na Província do Rio Grande do Sul. 
 
 
A DEFESA DOS ÍNDIOS
 
Em 11 de agosto de 1808, transfere-se para o I Regimento de Cavalaria do Exército de Minas Gerais em Vila Rica. Na tentativa de conter a truculência dos portugueses frente aos desesperados indígenas, colhe desafetos políticos e experimenta o desconforto despertado por sua nacionalidade francesa, circunstância usada para insinuarem que é um Emissário a mando de Napoleão Bonaparte. Uma denúncia formal de espionagem o alcança em Vila Rica e acarreta sua prisão. É enviado para o Rio de Janeiro e, trancafiado em alguma cela, envia uma carta confessional e intimista ao Desembargador-Ouvidor Lucas Antônio Monteiro de Barros. Expõe detalhes de sua infância, relata as participações na França e em Portugal como político, nobre e militar, confidencia a desilusão com a vida na corte, expressa a carência que sente com a separação de Maria Vitória e solicita que seja designado para algum lugar afastado da civilização, onde pudesse trabalhar entre os índios. A carta deve ter emocionado o príncipe regente D. João VI. Após a absolvição de Marlière, concede a ele terras no interior de Minas e o designa em 1813 para comandar uma missão pacificadora e de conciliação entre índios e colonos no Presídio de São João Batista, atual Visconde do Rio Branco. 
 
Uma densa mata atlântica cobria todo o leste da capitania de Minas Gerais, desde as nascentes dos rios Doce, Pomba e Casca até as bacias dos rios Jequitinhonha e Mucuri e servia de refúgio aos índios acossados pela civilização, que espraiava-se do litoral para o interior. Era também barreira natural que facilitava o controle sobre o contrabando e contra uma possível invasão externa. O nome Zona da Mata Mineira é resquício da exuberante cobertura vegetal, devastada em algumas décadas. 
 
 
GUERRA AOS BOTOCUDOS
 
O Príncipe Regente havia declarado Guerra Ofensiva aos Botocudos com a finalidade de “se estabelecer para o futuro a navegação do rio Doce (…) assim como favorecer os que quiserem ir povoar aqueles preciosos terrenos auríferos”. Botocudo era nome depreciativo dado pelos portugueses no século XIX aos indígenas do grupo Tapuia, pelo costume do uso de ornamentos labiais e auriculares feitos da madeira da barriguda (Bombax ventriculosa) que se assemelhavam aos batoques, rolhas usadas para tampar os tonéis de vinho. Tapuia, “o mais bravo e bárbaro gentio do Brasil”, era denominação dada pelos Tupis que era como se dissessem ‘nação contrária’, e era o mesmo Aimoré da região do Espírito Santo e do litoral baiano. O germe da decadência que, segundo o historiador Fernando Antônio Alves da Costa é companheiro da prosperidade efêmera gerada pela exploração do ouro, altera o panorama econômico regional e a ‘guerra justa’ é a proposta para eliminar os obstáculos à ocupação dos Sertões do Leste e ao progresso do país, seja pela conversão e assimilação dos índios como pela sua exterminação pura e simples, alternativas que resultariam em aumento de terras cultiváveis e na geração de mão-de-obra. A deformação facial provocada pelo uso dos batoques incrementava a aparência de ferocidade dos índios e os termos ‘bárbaros’ e ‘antropófagos’ eram usados à exaustão pelos colonizadores ressabiados como justificativa para a Guerra Ofensiva em defesa dos interesses do reino, da capitania e dos fazendeiros.  A criação de ‘presídios’ e de ‘quartéis’, núcleos para civilização, catequese, disciplinamento de degredados, arregimentação de soldados e controle de índios e escravos forneceria proteção aos novos proprietários e facilitaria o desenvolvimento do comércio fluvial e o escoamento da produção, graças à navegabilidade dos rios e o acesso aos portos litorâneos. A doação de terras banhadas por rios possivelmente navegáveis a colonos dispostos a ocupá-las é pressão extra que acantoa os índios e os obriga a pedir arreglo nos aldeamentos, acossados pela fome.
 
Em cruzada de exploração e reconhecimento, Marlière percorre com seus soldados as matas do vale do rio Doce até chegar aos rios Mucuri e São Mateus, região então indecisa se baiana, mineira ou capixaba e por isso conhecida por muito tempo como faixa do Contestado, onde os índios Nack Nucks e Aimorés marcam presença nos topônimos das cidades mineiras de Nanuque e Serra dos Aimorés.
 
 
 
PRÓXIMA EDIÇÃO – 282 – Setembro – Parte 9 – Os confrontos diretos eram temidos pelos portugueses, pois na mata densa as flechas indígenas eram mais eficientes que as armas de fogo dos brancos, comprometidas pela umidade que afetava a utilização da pólvora. Prudentemente, buscou-se estratégias menos agressivas para ‘o bom assentamento da civilização’. Marlière se vê envolvido nesse ambiente e, com sua formação humanista, adota nova abordagem no tratamento com os índios. Um Marlière assustado anota que os índios eram caçados "como onças", antes de sua intervenção.