Meio Ambiente

Minas tem novo secretário do meio ambiente

4 de dezembro de 2017

    Germano Luiz Gomes Vieira assumiu no dia 22 de novembro o posto de secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Governo de Minas Gerais com o desafio de avançar na consolidação da modernização da agenda ambiental. Germano Vieira já ocupava o posto de secretário-adjunto na pasta ambiental da administração mineira… Ver artigo

 

 

Germano Luiz Gomes Vieira assumiu no dia 22 de novembro o posto de secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Governo de Minas Gerais com o desafio de avançar na consolidação da modernização da agenda ambiental. Germano Vieira já ocupava o posto de secretário-adjunto na pasta ambiental da administração mineira desde maio de 2016. Natural de Lavras, é o segundo servidor de carreira do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos a assumir a secretaria e o primeiro da Semad neste posto. Vieira é advogado, mestre em direito público, especialista em educação ambiental e autor de diversos artigos e livros na área ambiental.

 

 

Germano Luiz Gomes Vieira assumiu a Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais.

 

 

“A tônica do trabalho na secretaria já esta posta”, afirma Germano Vieira. “Iremos avançar nas questões que já estão em andamento, dar ainda mais apoio à modernização do Sisema que foi iniciada e buscar constantemente a melhoria das condições de trabalho e a valorização dos servidores”. 
 
Germano Vieira observa que nos últimos meses a Secretaria experimentou uma evolução que foi fruto da meta estabelecida pelo governador Fernando Pimentel de modernização da gestão ambiental. “O trabalho que foi iniciado logo no início do atual governo deu as bases para as transformações que agora estão amadurecendo e se concretizando”, afirma.
 
“As transformações no Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental), no licenciamento ambiental, nas normas e na legislação já dão mostras de que Minas tem um modelo eficiente e moderno, um exemplo para o País que tem tido reconhecimento”, observa Germano Vieira.
 
Para o secretário, Minas novamente dá mostras de sua capacidade de reinventar e inovar ao introduzir, por exemplo, a possibilidade de novas modalidades de licenciamento ambiental. Além disso, o secretário destaca a exigência de aplicação de programas de educação ambiental no licenciamento ambiental. “São formas de fazer com que as comunidades que convivem diretamente com os empreendimentos tenham seus interesses observados de forma cuidadosa”, destaca. Acrescenta também que as reuniões periódicas com as ONGs trazem uma importante visão da sociedade civil para a tomada de decisão.