ICMBio
Festival contempla visitas guiadas na Lagoa do Peixe
17 de novembro de 2018O XIV Festival Brasileiro das Aves Migratórias em Mostardas, no RS, contempla visitas no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, um santuário ecológico e um dos mais importantes refúgios para aves migratórias da América do Sul. A 14° edição do tradicional Festival de Aves Migratórias, que ocorrerá no município de… Ver artigo
O XIV Festival Brasileiro das Aves Migratórias em Mostardas, no RS, contempla visitas no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, um santuário ecológico e um dos mais importantes refúgios para aves migratórias da América do Sul.
A 14° edição do tradicional Festival de Aves Migratórias, que ocorrerá no município de Mostardas, no Rio Grande do Sul, entre os dias 15 e 18 de novembro, contará com atividades voltadas à conservação do meio ambiente, oficinas, palestras e saídas guiadas para observação de aves. Uma das principais atrações do Festival será as visitas guiadas para observação de aves que ocorrerá no Parque Nacional da Lagoa do Peixe – Unidade de conservação ambiental localizada entre os municípios de Tavares e Mostardas, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O Parque é um santuário ecológico, que fica à uma distância de 230 km de Porto Alegre, no qual existe um dos mais importantes refúgios para aves migratórias da América do Sul. Ele serve como local de alimentação e descanso para que as aves consigam energia para continuarem sua viagem até a Patagônia.
A importância dessa região para as aves migratórias é tamanha, que esse festival é organizado anualmente para que assuntos como preservação de determinadas espécies de pássaros que por ali passam, e todo o meio ambiente envolvido, sejam pautas de discussões locais e nacionais.
No Parque já foram catalogadas cerca de 35 espécies visitantes e outras 270 nativas. A ave símbolo do Parque, o flamingo, vem do Chile todos os anos, em busca de descanso e alimento. O Parque possui 36.721 hectares – aproximadamente 5 km de largura por 65 km de extensão em terra e mais uma faixa de 1 km de largura por cerca de 40 km de extensão de mar.
O Festival de Aves Migratórias reunirá especialistas de diferentes partes do mundo, além de estudantes e turistas de todo o país. Conforme Juliana Bosi de Almeida, Gerente de Projetos da BirdLife/SAVE Brasil, e uma das apoiadoras do evento, mesmo antes do início, do Festival, entre os dias 11 a 13 de novembro, a SAVE Brasil – Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil – estará realizando atividades lúdicas sobre migração e ameaças enfrentadas pelas espécies de aves migratórias. Essa ação terá como público alvo estudantes do ensino fundamental das escolas públicas locais e correrá na Praça Luiz Chaves Martins- localizada no centro da cidade de Mostardas.
O Festival de Aves Migratórias do RS é organizado pela Prefeitura de Mostardas, Parque Nacional da Lagoa do Peixe/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem apoio da SAVE Brasil (Organização Não Governamental vinculada à aliança global BirdLife International presente em mais de cem países).