DIA MUNDIAL DA ÁGUA

ONU lança desafio para jovens sobre saneamento, água e direitos humanos

6 de março de 2019

      A ONU, desde 1993, estabeleceu o 22 de março para uma grande comemoração do Dia Mundial do Água, um recurso natural essencial à vida. Esta celebração é parte da campanha da Organização das Nações Unidas para reflexões que visem a preservação preservar deste recurso. Este dia é apresentado como um quadro de… Ver artigo

 

 

 

A ONU, desde 1993, estabeleceu o 22 de março para uma grande comemoração do Dia Mundial do Água, um recurso natural essencial à vida. Esta celebração é parte da campanha da Organização das Nações Unidas para reflexões que visem a preservação preservar deste recurso. Este dia é apresentado como um quadro de discussão entre os países membros sobre a gestão que deve ser feita em relação à conservação dos recursos hídricos para o futuro. Um de seus principais objetivos é gerar estratégias para melhorar as condições de vida das populações que enfrentam problemas relacionados à água como potabilidade e fornecimento contínuo.
 
 
DESAFIO VIRTUAL
 
O brasileiro e relator especial da ONU, Léo Heller, convocou jovens de 15 a 24 anos a participar de um desafio virtual sobre direitos humanos e acesso a água e saneamento. O prêmio: uma viagem para Genebra, na Suíça, onde o vencedor da competição vai falar sobre o seu país para oficiais da ONU. Em 2019, o concurso abordou como os direitos humanos a água e saneamento devem ser garantidos não apenas nos domicílios, mas também em outras esferas da vida de uma pessoa, como os locais públicos e de trabalho, as instituições de ensino e as instalações de saúde.
 
 
O CONCURSO
 
O concurso teve o prazo para entrega de trabalhos até 28 de fevereiro em conteúdo original no Facebook, Twitter, YouTube ou Instagram. Em 2019, o concurso abordou como os direitos humanos a água e saneamento devem ser garantidos não apenas nos domicílios, mas também em outras esferas da vida de uma pessoa, como os locais públicos e de trabalho, as instituições de ensino, as instalações de saúde e os lugares de residência que nem sempre são caracterizados como uma casa (como prisões, espaços públicos no casos dos indivíduos em situação de rua e dormitórios em escolas).
 
Técnicos da ONU lembram que muitas pessoas passam muita parte do seu tempo fora de casa, ou no emprego ou se deslocando para o trabalho. Em alguns casos, o espaço público é o local de trabalho dos indivíduos, no caso de vendedores de rua ou motoristas informais. Alguns trabalhadores moram em alojamentos oferecidos pelos empregadores.
 
Todas essas situações afetam a realização dos direitos humanos a água e saneamento e o cumprimento de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) — não apenas o ODS nº 6, que aborda especificamente esses direitos, mas também o ODS nº 3, sobre saúde e bem-estar, o ODS nº 8, sobre trabalho decente para todos, e o ODS nº 11, sobre cidades e comunidades sustentáveis.
 
 
GANHADOR E PREMIAÇÃO
 
O anúncio do ganhador será feito em 22 de março, Dia Mundial da Água.
 
O vencedor participará de um evento paralelo organizado pelo relator Léo Heller durante a 42ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU. No evento em Genebra, o especialista vai promover um painel da juventude, que terá a participação do ganhador da competição de 2019 e também da vencedora do desafio em 2018, Asniya Mohamad. O vencedor deste ano poderá falar sobre o seu post e também sobre a situação dos direitos humanos a água e saneamento em seu país de origem.
 
As datas da ida a Genebra estão previstas para 6 ou 7 de setembro, mas ainda serão confirmadas. Os custos da viagem serão cobertos, mas as despesas com a solicitação de vistos e com seguros ficarão a cargo do ganhador. O vencedor que for menor de idade deverá ser acompanhado por um guardião legal.