XVII ENCONTRO VERDE DAS AMÉRICAS

Brasília faz fórum ambiental e dá Prêmio Verde das Américas

31 de outubro de 2019

    Depois de dezesseis seminários, o coordenador do Greenmeeting, Ademar Leal Soares, reconheceu que em todas edições – realizadas em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte – o Encontro Verde das Américas sempre possibilitou discussões a favor da liberdade de expressão e selou de vez um compromisso com a sustentabilidade, com… Ver artigo

 

 

Depois de dezesseis seminários, o coordenador do Greenmeeting, Ademar Leal Soares, reconheceu que em todas edições – realizadas em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte – o Encontro Verde das Américas sempre possibilitou discussões a favor da liberdade de expressão e selou de vez um compromisso com a sustentabilidade, com a luta contra desigualdades sociais, com a intolerância religiosa e racial e com a defesa dos direitos humanos. “É neste sentido que o Encontro Verde valoriza aqueles que lutam pela causa. Por isso abrimos sempre com o Prêmio Verde das Américas para destacar e valorizar os autores destas iniciativas”, salientou Ademar Soares.
 
Com um seleto público e palestrantes do mais alto nível aconteceu nos dias 01 e 02 deste mês de outubro no auditório do Superior Tribunal de Justiça – STJ, o XVII Encontro Verde das Américas, o “Greenmeeting Brasília 2019”. Participaram da abertura autoridades nacionais e internacionais, entre eles o embaixador da Alemanha, Georg Witschel, Embaixador da Espanha Fernando García Casas; Embaixador do Chile Fernando Schmidt Ariztía, Embaixador do Uruguai Gustavo Vanerio Balbela; do Secretário de Estado de Meio Ambiente do Distrito Federal, José Sarney Filho, representando o Governador Ibaneis Rocha; do Jornalista escritor e editor da Folha do Meio Ambiente Silvestre Gorgulho; Embaixador da Croácia, Zeljko Vukosav; Embaixador da Bélgica, Patrick Hermann; Embaixador das Guianas, George Wilfred Steir Talbot; da Dra Ana Claudia Franco, ex-magistrada do Estado de São Paulo, do Dr. Jarbas Soares Junior, ex-procurador geral de Minas Gerais, entre outros convidados e homenageados.
 
 
EM BUSCA DE SOLUÇÕES
 
Os objetivos do XVII Encontro Verde das Américas, o Greenmeeting Brasilia 2019, foram “EM BUSCA DE SOLUÇÕES” para os problemas ambientais locais e globais, com discussões inovadoras e objetivas, envolvendo o maior número de instituições e segmentos da sociedade, do Brasil e do exterior. Ampliando o seu alcance e democratizando as discussões para além dos segmentos governamentais, técnicos e acadêmicos, trazendo à luz experiências bem sucedidas que permitam a sua aplicação em áreas com problemas similares.
 
 
 
 
Mesa de abertura com o jornalista Silvestre Gorgulho, o Embaixador do Uruguai Gustavo Vanerio Balbela; o embaixador da Alemanha, Georg Witschel, o Secretário de Estado, José Sarney Filho, a advogada  Ana Claudia Franco; o Embaixador da Espanha Fernando García Casas; Jarbas Soares Junior, presidente da mesa; Coordenador do Encontro Ademar Soares e o professor André Rodrigues, mestre cerimônia do evento. 
 
 
 
 
 
 
Quarta e última mesa do Encontro com o Leonardo Gomes Oliveira, da RainTubes; o general Paulo Alipio Branco Valença; Carlos Ruffato Favoreto, CEO da ECP Environmental Solutions; advogada especialista em Direito Ambiental, Daniela Pina von Adamek; presidente da Mesa, professor André Rodrigues, o embaixador do Uruguai Gustavo Vanerio Balbela; Claudio Roberto da Bancobras  e o embaixador da palestina Ibrahim Alzeben.
 
 
 
 
PRÊMIO VERDE DAS AMÉRICAS
 
Na abertura solene do Encontro, como de costume, foi entregue o Prêmio Verde das Américas 2019 a quatro personalidades internacionalmente reconhecidas. Para o Coordenador do Encontro Ademar Soares, também presidente do Greenmeeting Brasília 2019, em todos os debates em todos os 12 encontros anteriores há sempre uma mensagem forte solidificada no pensamento de palestrantes e participantes: Cuidar do meio ambiente é muito mais nobre e com custo muito menor do que o custo do reparo. Nessa XIII edição, premiamos quatro grandes intelectuais responsáveis por um trabalho permanente e importante. “Tenho certeza que o melhor prêmio para eles é o trabalho realizado, mas nós do Greenmeeting ficamos felizes em premiá-los e em poder reconhecer de público tudo que fizeram e fazem pela sustentabilidade do Planeta”, salientou Ademar Soares.
 
Os quatro premiados foram advogada Ana Cláudia Franco, o jornalista Silvestre Gorgulho, o Embaixador da Alemanha no Brasil  Georg Witschel e o Embaixador da Espanha no Brasil Fernando García Casas. Todos os prêmios foram entregues pelo ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal, hoje Secretário do Meio Ambiente de Brasília, Sarney Filho.
 
 
A VOZ DO DIREITO AMBIENTAL
 
 
 
ANA CLAUDIA FRANCO
 
A advogada Ana Cláudia Franco é Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Foi magistrada no Estado de São Paulo de 1997 a 2006, atuando em Varas Cíveis e Criminais. Desde o ano de 2008 atua em bancas altamente especializadas em Direito Ambiental. Cursou Pós-Graduação em Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Questões Globais na FAAP (2008). E Designer em Sustentabilidade pelo GAIA-Education. Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio de Janeiro e São Paulo. É sócia na empresa Bruno Calfat Advogados.
 
 
 
 
A FORÇA DA COMUNICAÇÃO
 
 
 
SILVESTRE GORGULHO
 
O jornalista, escritor e poeta Silvestre Gorgulho é referência em Cultura e em Meio Ambiente. Sua luta é conhecida por defender ações de educação, de desenvolvimento sustentável e na produção de tecnologias limpas para a defesa da natureza e valorização da cidadania. Há 30 anos, fundou a primeira publicação ambiental da América Latina: a Folha do Meio Ambiente. Por 28 anos fez a Folha do Meio impressa, chegando a uma tiragem de 80 mil exemplares. Desde 2016, a Folha do Meio Ambiente está apenas nas plataformas digitais.
 
Silvestre Gorgulho tem sua história de comunicação ligada à EMBRAPA. Foi por duas vezes Secretário de Estado do Distrito Federal: no governo José Aparecido de Oliveira, quando participou ativamente para fazer de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, em 1987. Brasília tinha apenas 27 anos.
De 2007 a 2010, foi Secretário de Estado de Cultura do Distrito Federal e responsável por todas as comemorações que celebraram os 50 anos de Brasília – abril de 2010. Foi responsável pela construção do Clube do Choro, da Escola de Choro Raphael Rabello e pela construção da Torre Digital de Brasília, último projeto de Oscar Niemeyer inaugurado com o arquiteto ainda vivo.
 
Colaborador de todas as etapas do Encontro Verde das Américas, é com muito orgulho que nessa edição podemos outorgar a Silvestre Gorgulho este Prêmio, como forma de agradecimento e incentivo.
 
 
 
A IMPORTÂNCIA DA DIPLOMACIA
 
 
 
 
GEORG WITSCHEL
 
O Embaixador da Alemanha no Brasil  Georg Witschel cursou Direito em Erlangen, Alemanha, com Doutorado em Direito Internacional Público. Foi Embaixador da Alemanha em Jakarta, na Indonésia, em Ottawa no Canadá. Foi Diretor-Geral de Assuntos Jurídicos do Ministério Federal das Relações Externas da Alemanha, e ainda atual em Liubliana na Eslovênia e em Tel Aviv, em Israel. Foi Comissário para o Combate ao Terrorismo Internacional no Ministério Federal das Relações Externas da Alemanha, em Berlim.
 
 
 
 
A COOPERAÇÃO IBERO-AMÉRICA E CARIBE
 
 
 
 
 
FERNANDO GARCÍA
 
O Embaixador da Espanha no Brasil Fernando García Casas é Graduado em Direito, em Geografia e História, diplomado em Altos Estudos Europeios, pelo Colégio da Europa em Bruges e Master of Arts, pela Fletcher School of Law and Diplomacy de Boston. Atuou como Secretário de Estado de Cooperação Internacional e para Ibero-América e o Caribe no Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação. Foi Embaixador da Espanha na República da Estônia. Atuou na Representação Permanente da Espanha no Conselho da Europa, em Estrasburgo. Cavaleiro da Ordem de Isabel a Católica, Grã-Cruz do Mérito Cívil na Espanha e Comendador da Ordem do Infante D. Henrique em Portugal.