Notícia: Livro Publicado!

“Biodiversidade, espaços protegidos e povos tradicionais”

25 de maio de 2020

    O Centro de Pesquisa e Extensão em Direito Socioambiental-CEPEDIS da PUC do Paraná, acaba de publicar no dia 20 de maio, o tão esperado livro intitulado “Biodiversidade, espaços protegidos e povos tradicionais”       “A busca desenfreada pelo crescimento econômico contínuo, com o acúmulo permanente e insustentável de capitais, tem explorado a… Ver artigo

 

 

O Centro de Pesquisa e Extensão em Direito Socioambiental-CEPEDIS da PUC do Paraná, acaba de publicar no dia 20 de maio, o tão esperado livro intitulado “Biodiversidade, espaços protegidos e povos tradicionais”

 

 

 

“A busca desenfreada pelo crescimento econômico contínuo, com o acúmulo permanente e insustentável de capitais, tem explorado a natureza considerando-o como bem ilimitado, quando em verdade é limitada e finita. Por esta razão gera-se a crise da sociedade moderna, aproximando-a do colapso ambiental”.

A Coluna do Meio da Folha do Meio Ambiente, conta com a contribuição das pesquisadoras e escritoras Izabela Collares e Mônica Ribeiro. Na última obra publicada por elas, contaram com a participação de Danuta Nogueira Calazans, nos artigos que tratam desde a temática das rendeiras de bilro, no Delta do Parnaíba no estado do Piauí até a profunda análise da Estação Ecológica de Pirapitinga, no município de Morada Nova de Minas, no estado de Minas Gerais.  Os artigos foram tema de debate no Congresso Brasileiro de Direito Ambiental, em sua VIII edição, em junho de 2019. 
 
A obra foi publicada na semana passada, posterior à publicação de um artigo correlato na revista Carta Capital, na Coluna Justificando, com o tema Discurso Midiático e a Proliferação do Medo, de coautoria de Izabela Collares e Mônica Ribeiro. As temáticas estão inter-relacionadas na perspectiva dos riscos atinentes às mudanças climáticas, o alerta ao risco de um colapso ambiental e o despertar da responsabilidade social alinhado ao crescimento econômico e desenvolvimento sustentável.
 
Mecanismos que possam garantir desenvolvimento sustentável e proteção de áreas ambientais, investimento na cultura tradicional local como proteção socioambiental, estão desenhados em estudos de casos analisados em temáticas específicas, como a Estação Ecológica de Pirapitinga; e a Valorização do Conhecimento Tradicional destacando a pesquisa sobre as rendeiras de bilro do Delta do Parnaíba.
 
Você pode acessar gratuitamente a obra, disponível no seguinte endereço eletrônico: http://direitosocioambiental.org/wp-content/uploads/2020/05/1-Biodiversidade-espaços-protegidos-e-povos-tradicionais.pdf
 
 
Mônica Ribeiro e Izabela Collares, no VIII Congresso de Direito Socioambiental -PUC Curitiba.
 
 
Foto: arquivo pessoal. 
 
Danuta Nogueira Calazans e Izabela Collares, apresentando o tema das Rendeiras de Bilro do Delta do Parnaíba, em Congresso da IUCN ocorrido em Glasgow, 2018. 
 
 
 
 
Foto: arquivo pessoal.