AGENDA PARA 2020

Apesar da pandemia do Coronavirus, está mantida uma agenda importante para este ano de 2020.

30 de maio de 2020

      As comemorações são sempre oportunidades de reflexão e de conscientização. As agendas e encontros são oportunidades de discussão e tomadas de decisão. Assim no último 22 de Maio foi comemorado o Dia Internacional da Diversidade Biológica. Esta data consiste numa homenagem ao dia em que foi aprovado o texto final da Convenção… Ver artigo

 

 

 

As comemorações são sempre oportunidades de reflexão e de conscientização. As agendas e encontros são oportunidades de discussão e tomadas de decisão. Assim no último 22 de Maio foi comemorado o Dia Internacional da Diversidade Biológica. Esta data consiste numa homenagem ao dia em que foi aprovado o texto final da Convenção sobre Diversidade Biológica, intitulado: “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”. A redação final aconteceu durante a RIO-92. Antes, o Dia Internacional da Biodiversidade costumava ser celebrado em 29 de Dezembro, data em que entrou em vigor a Convenção sobre Diversidade Biológica. A comemoração sempre visa conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica, além da necessidade da proteção da biodiversidade em todos os ecossistemas do Planeta.
 
 
OUTRAS DATAS DE JUNHO A DEZEMBRO
 
 
5 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, BOGOTÁ, COLÔMBIA
 
O Dia Mundial do Ambiente, celebrado todo dia 5 de Junho, é a principal data das Nações Unidas para promover a conscientização e a ação em nível mundial em prol do meio ambiente. Ao longo dos anos, tornou-se a maior plataforma global de sensibilização pública sobre o tema, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países.
 
 
JUNHO: SEMANA DO MEIO AMBIENTE DA UNIÃO EUROPEIA
 
Os cidadãos europeus se beneficiam de algumas das normas ambientais mais elevadas do mundo. A União Europeia e os governos nacionais estabeleceram objetivos claros para orientar a política ambiental europeia até 2020 e uma visão a mais longo prazo, que define qual deverá ser a situação em 2050, com o apoio de programas de investigação, legislação e financiamento específicos. O crescimento verde está no cerne da política da UE, que visa garantir que o crescimento económico da Europa é sustentável do ponto de vista do ambiente. A UE também desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável a nível mundial.
 
 
2-6 DE JUNHO: CONFERÊNCIA DA ONU PARA O OCEANO, LISBOA, PORTUGAL
 
Coorganizada pelos Governos do Quênia e de Portugal, a Conferência deve adotar uma declaração intergovernamental sobre áreas de ação científicas inovadoras, juntamente com uma lista de compromissos voluntários, para apoiar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (Vida na Água). O tema da Conferência é “Ampliando ações para os oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação da meta 14: levantamento, parcerias e soluções”. A reunião ocorre três anos após a primeira Conferência do Oceano.
 
 
8 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DOS OCEANOS
 
O Dia Mundial dos Oceanos (World Ocean Day) é celebrado em 8 de Junho. O objetivo desta data é relembrar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta Terra. E, para isso, são realizadas várias atividades de conscientização civil sobre os perigos enfrentados atualmente pelos oceanos. Os oceanos constituem dois terços da superfície terrestre e são o principal regulador térmico do planeta. Hoje, o grande desafio é minimizar o impacto que as atividades humanas estão provocando nos oceanos. É importante conscientizar governos, populações e demais entidades para a urgência de criar medidas que protejam os oceanos.
 
 
11–19 DE JUNHO: CONGRESSO MUNDIAL DE CONSERVAÇÃO DA IUCN, MARSELHA, FRANÇA
 
O congresso procurará identificar e aproveitar as soluções que a natureza oferece para os desafios globais.
 
 
23–28 DE AGOSTO: ÁGUA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: AÇÃO ACELERADA, ESTOCOLMO, SUÉCIA
 
Este ano 2020, a Semana Mundial da Água tratará de ciência e inovação.
 
 
15 DE SETEMBRO: 75ª SESSÃO DA ASSEMBLEIA GERAL DA ONU (UNGA 75) EM NOVA YORK
 
O primeiro dia do debate geral de alto nível ocorrerá no dia 22 de Setembro. Uma Cúpula de Líderes em Biodiversidade pode ocorrer no mesmo horário e local. Isso proporcionará excelentes oportunidades para que os líderes mundiais manifestem que a continua degradação do nosso planeta é inaceitável e que ações urgentes para restaurar a natureza precisam começar já.
 
 
27 DE SETEMBRO: 5º ANIVERSÁRIO DO LANÇAMENTO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
 
“Atualmente, estamos quase cinco anos na Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030, mas ainda não temos dados suficientes para rastrear a dimensão ambiental dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, diz Jillian Campbell, Estatística que lidera o trabalho do PNUMA no monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e coautora de um novo estudo sobre como a ciência cidadã pode nos ajudar a alcançar plenamente os objetivos. “De fato, temos dados insuficientes para acompanhar o progresso global de 68% dos indicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável relacionados ao meio ambiente”.
 
 
5–10 DE OUTUBRO: KUNMING, YUNNAN, CHINA: CONFERÊNCIA DE BIODIVERSIDADE DA ONU: “COP 15”
 
A COP 15 revisará a consecução e a entrega do Plano Estratégico da Convenção para a Biodiversidade 2011-2020. Prevê-se também que a decisão final sobre o quadro de biodiversidade global pós-2020 seja tomada, juntamente com decisões sobre tópicos relacionados, incluindo capacitação e mobilização de recursos.
A COP 15 também incluirá a 10ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (Protocolo de Cartagena COP/MOP 10) e a 4ª Reunião das Partes do Protocolo de Nagoya sobre Acesso e Compartilhamento de Benefícios (Protocolo de Nagoya COP/MOP 4). Espera-se que abordem uma série de questões relacionadas à implementação da Convenção e de seus Protocolos. Como parte do processo de desenvolvimento do quadro pós-2020, as negociações serão realizadas no contexto de um grupo de trabalho intersecional aberto, copresidido por Francis Ogwal (Uganda) e Basile van Havre (Canadá). As reuniões do Grupo estão agendadas em Kunming, China, de 24 a 28/2/2020 e 27 a 31/7/2020 na Colômbia.
 
 
9–20 DE NOVEMBRO: GLASGOW, ESCÓCIA: 26ª CONFERÊNCIA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS: “UNFCCC COP 26”.
 
Na véspera de um ano em que as nações devem fortalecer suas promessas climáticas de Paris, o Relatório sobre a Lacuna de Emissões do PNUMA adverte que, a menos que as emissões globais de Gases de Efeito Estufa caiam 7,6% a cada ano entre 2020 e 2030, o mundo perderá a oportunidade de retomar os trilhos em direção ao objetivo de aquecimento máximo de 1,5°C do Acordo de Paris. Com as atuais promessas incondicionais, o mundo caminha para um aumento de temperatura de 3,2°C. Os países do G20 representam quase 80% de todas as emissões, mas 15 membros do G20 não se comprometeram com um cronograma para emissões líquidas zero.