Coronavírus

Guia prático: o que é, sintomas e porque se importar com o Covid 19

1 de setembro de 2020

    Vale proliferar boas ideias que impeçam duas coisas: a proliferação do Coronavírus e a paranoia que se criou em torno do Covid’19. O Departamento da Clínica de Doenças Infecciosas da Universidade de Maryland, nos Estados, elencou 17 práticas normais e casuais do dia-a-dia para se conviver com o Covid’19.     ANTES ALGUMAS… Ver artigo

 

 

Vale proliferar boas ideias que impeçam duas coisas: a proliferação do Coronavírus e a paranoia que se criou em torno do Covid’19. O Departamento da Clínica de Doenças Infecciosas da Universidade de Maryland, nos Estados, elencou 17 práticas normais e casuais do dia-a-dia para se conviver com o Covid’19.

 

 

ANTES ALGUMAS EXPLICAÇÕES IMPORTANTES:

 
O QUE É O CORONAVIRUS?
Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias que variam do resfriado comum a doenças mais graves. O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença COVID’19.
 

 

POR QUE SE IMPORTAR COM O CORONAVÍRUS.

A doença devido à infecção pelo novo coronavírus é geralmente leve, especialmente em crianças e adultos jovens. No entanto, pode causar doenças graves: cerca de 1 em cada 5 pessoas precisam de cuidados hospitalares. Portanto, é normal e comum que as pessoas se preocupem com o impacto do surto de COVID’19.
 

 

 

TRANSMISSÃO?

A doença pode se espalhar entre pessoas, através de pequenas gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa com COVID’19 tosse, espirra ou fala. Essas gotículas podem entrar em contato diretamente com o olho, nariz ou boca de outra pessoa ou se acumulam em objetos e superfícies. Quando alguém toca nesses objetos ou superfícies, podem se infectar ao tocar nos olhos, nariz ou boca. Por isso que é importante ficar a mais de 1 metro de uma pessoa. 

 

 

SINTOMAS

Os principais sintomas conhecidos são:
Febre (acima de 37,8ºC)
Tosse seca
Cansaço
Perda do olfato
 
 
SINAIS DE GRAVIDADE
 
Os sintomas geralmente se parecem muito com uma gripe normal, porém pode haver sintomas graves como falta de ar e febre por mais de 48 horas (acima de 37.8ºC) e ocorrer o óbito.
 

 

 

 

GUIA PRÁTICO E HONESTO ELABORADO PELO DEPARTAMENTO DA CLÍNICA DE DOENÇAS INFECCIOSAS DA UNIVERSIDADE MARYLAND – ESTADOS UNIDOS.

 
1. Talvez tenhamos que conviver com o Covid’19 por meses ou anos. Não vamos negar ou entrar em pânico. Não vamos tornar nossas vidas inúteis. Vamos aprender a conviver com esse fato.
 
2. Você não pode destruir os vírus Covid’19 que penetraram nas paredes das células, bebendo galões de água quente – você só vai ao banheiro com mais frequência.
 
3. Higiene e lavar as mãos é o melhor método para sua proteção.
 
4. Se você não tem um paciente Covid’19 em casa, não há necessidade de desinfetar as superfícies da sua casa.
 
5. Cargas embaladas, bombas de gás, carrinhos de compras e caixas eletrônicos não causam infecção. Lave as mãos, viva sua vida como sempre.
 
6. Covid’19 não é uma infecção alimentar. Está associado a gotas de infecção como a gripe. Não há risco demonstrado de que o Covid19 seja transmitido pelos alimentos.
 
7. Você pode perder o sentido do olfato com muitas alergias e infecções virais. Este é apenas um sintoma inespecífico do Covid’19.
 
8. Uma vez em casa, você não precisa trocar de roupa com urgência e tomar banho! Pureza é uma virtude, paranoia não é virtude.
 
9. O vírus Covid19 não está no ar. Esta é uma infecção respiratória por gotículas que requer contato próximo.
 
10. O ar está limpo, você pode caminhar pelos jardins, pelos parques, apenas evite aglomerações.
 
11. É suficiente usar sabão normal contra Covid’19. Não precisa sabão antibacteriano. Este é um vírus, não uma bactéria.
 
12. Você não precisa se preocupar com seus pedidos de comida. Mas você pode aquecer tudo no forno ou no microondas, se desejar.
 
13. As chances de levar o Covid’19 para casa com os sapatos são como ser atingido por um raio duas vezes por dia. Trabalho contra vírus há 20 anos – as infecções por gota não se espalham assim!
 
14. Você não pode ser protegido contra o vírus tomando vinagre, suco de cana e gengibre! Estes são para imunidade, não para cura.
 
15. Usar uma máscara por longos períodos interfere nos níveis de respiração e oxigênio. Use-o apenas na multidão.
 
16. Usar luvas também é uma má ideia; o vírus pode se acumular na luva e ser facilmente transmitido se você tocar em seu rosto. Melhor apenas lavar as mãos regularmente.
 
17. A imunidade fica muito enfraquecida ao permanecer sempre em um ambiente estéril. Mesmo se você comer alimentos que aumentam a imunidade, saia regularmente de casa para qualquer parque ou praia. A imunidade é aumentada pela exposição a patógenos, não por ficar em casa e consumir alimentos fritos, condimentados, açucarados e bebidas gaseificadas. Importante praticar atividades físicas.