REDETRILHAS

Turismo e Meio Ambiente trilhas com padrão Internacional

30 de setembro de 2020

    O governo federal, pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Turismo (MTur), junto com o ICMBio – Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade assinaram hoje portaria conjunta que define critérios para a inclusão de trilhas na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas).   A RedeTrilhas conecta… Ver artigo

 

 

O governo federal, pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Turismo (MTur), junto com o ICMBio – Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade assinaram hoje portaria conjunta que define critérios para a inclusão de trilhas na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas).
 
A RedeTrilhas conecta pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro por meio de trilhas de longo curso, como é o caso da trilha Caminhos do Planalto, inaugurada em parceria com a Secretaria de Ecoturismo, do MMA, e o ICMBio, em 2019.
 
Com a medida de hoje, novas trilhas e trechos adicionais deverão seguir padrões de mapeamento, identificação, acesso a serviços e mais. A ação traz mais segurança para os turistas e usuários das trilhas de longo curso, que agora poderão confirmar se a trilha compõe a Rede Nacional e contar com padrões de estrutura e acesso contemplados pela RedeTrilhas, que vão da indicação de pontos de interesse turístico, como lagos e cachoeiras, a bases para pernoite, alimentação e outros pontos de apoio.
 
 
 
Trilhas de longo curso adotarão padrões internacionais para ampliação e outras melhorias.
 
 
 
 
ROTA DOS PIONEIROS A MAIOR TRILHA AQUÁTICA
 
Por falar em trilhas, a maior trilha aquática do Brasil retomou no final de setembro às suas atividades.
 
A Rota dos Pioneiros, maior trilha aquática do Brasil e que deve se tornar a maior do mundo, está retomando suas atividades. O grupo de voluntários responsável pela demarcação da rota ao longo do Rio Paraná e de seus afluentes voltou a fazer a sinalização do percurso, depois de uma interrupção de sete meses por causa da pandemia do novo coronavírus. Alguns passeios de caiaque pelo rio também voltaram a ser oferecidos por guias locais.
 
A iniciativa está alinhada e reforça a estratégia do Governo do Paraná, adotada desde o ano passado, de estimular o turismo de aventura e natureza para divulgar as belezas do estado e buscar o desenvolvimento econômico, com sustentabilidade, e movimentar as diversas regiões do Paraná. 
 
A Rota dos Pioneiros é uma trilha de longo curso com a previsão de ter 400 quilômetros de extensão, conectando diferentes unidades de conservação nas proximidades dos rios Paraná, Paranapanema e Ivinhema. Na semana passada, a equipe de voluntários fez a sinalização de um percurso de 29 quilômetros pelo rio, interligando o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, no Mato Grosso do Sul, ao Porto Natal, em Querência do Norte, no Noroeste do Paraná.
 
Com esta nova etapa, a trilha conta agora com 127 quilômetros já demarcados, 32% do percurso original. A ideia é que este trecho seja percorrido de caiaque ao longo de dois dias, passando por ilhas e canais em uma região rica em biodiversidade e vegetação exuberante. Os visitantes podem observar jacarés, bugios e capivaras através da trilha aquática e, no parque estadual, é muito comum encontrar o cervo-do-pantanal. Para os amantes da observação da avifauna o parque, com 302 espécies de aves, é um prato cheio.
 
 
 
O grupo de voluntários responsável pela demarcação da rota ao longo do Rio Paraná e de seus afluentes voltou a fazer a sinalização do percurso, depois de uma interrupção de sete meses por causa da pandemia