VIDA SELVAGEM

3 de Março: Dia Mundial da Vida Selvagem

1 de março de 2021

  Animais e plantas silvestres, além de seu valor intrínseco, contribuem para os aspectos ecológicos, genéticos, sociais, econômicos, científicos, educacionais, culturais, recreativos e estéticos do bem-estar humano e do desenvolvimento sustentável. Ilustração para a campanha do Dia Mundial da Vida Selvagem de 2021, “Florestas e meios de subsistência: sustentando as pessoas e preservando o planeta…. Ver artigo

 

Animais e plantas silvestres, além de seu valor intrínseco, contribuem para os aspectos ecológicos, genéticos, sociais, econômicos, científicos, educacionais, culturais, recreativos e estéticos do bem-estar humano e do desenvolvimento sustentável.

Ilustração para a campanha do Dia Mundial da Vida Selvagem de 2021, “Florestas e meios de subsistência: sustentando as pessoas e preservando o planeta. ONU: Gabe Wong

 

A vida selvagem tem valor incalculável. Significa o equilíbrio das matas, dos rios, dos campos, da flora e da fauna. Animais e plantas silvestres, além de seu valor intrínseco, contribuem para os aspectos ecológicos, genéticos, sociais, econômicos, científicos, educacionais, culturais, recreativos e estéticos do bem-estar humano e do desenvolvimento sustentável.

O Dia Mundial da Vida Selvagem dá a oportunidade de celebrar a beleza e variedade da flora e fauna silvestres, bem como de aumentar a conscientização sobre a infinidade de benefícios que a conservação dessas formas de vida traz para a humanidade. A celebração deste dia também lembra a necessidade urgente de combater os crimes contra o meio ambiente e o declínio das espécies causados ​​pela atividade humana, que têm consequências negativas de longo alcance nos campos econômico, ambiental e social. É por isso que o objetivo de Desenvolvimento Sustentável está focado em conter a perda de biodiversidade.

“FLORESTAS SÃO MEIOS DE SUBSISTÊNCIA: SUSTENTANDO PESSOAS E PRESERVANDO O PLANETA”

Florestas e terras arborizadas, que cobrem quase um terço da área terrestre, são blocos de construção fundamentais para a subsistência e o bem-estar humanos.

Mais de 800 milhões de pessoas vivem em florestas tropicais e savanas nos países em desenvolvimento. As comunidades indígenas e rurais têm uma relação particularmente próxima com esses sistemas naturais. Dependem deles para as suas necessidades essenciais, desde comida e abrigo até energia e medicamentos, mas também mantêm uma forte relação pessoal, cultural e espiritual com esses ambientes. Os povos indígenas e comunidades locais também são os guardiões históricos das reservas mais importantes de diversidade biológica, incluindo florestas.

No entanto, as florestas estão atualmente na encruzilhada das múltiplas crises planetárias que enfrentamos, desde as mudanças climáticas até a perda da biodiversidade e as repercussões sociais e econômicas da atual pandemia global.

A Amazônia Legal em território nacional é uma área de 5.217.423 km², que corresponde a 61% do território brasileiro. Já a Amazônia total está localizada em nove países: Brasil, Peru, Colômbia. Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Em território brasileiro está 60,3 do bioma Amazônia. O segundo país que mais detem área na Amazônia é a Colômbia: apenas 6,95%.

A Floresta Amazônica é uma das florestas mais importantes do planeta. Em território brasileiro está 60,3% da Amazônia. O segundo país que mais detem área na Amazônia é a Colômbia: apenas 6,95%.

O comércio ilegal de animais selvagens representa um perigo real para a biodiversidade e também para a saúde humana, uma vez que uma série de doenças emergentes provém de produtos animais.