Fascínio da Rota das Emoções

Delta do Parnaíba

29 de junho de 2021

O Delta do Parnaíba, como os dedos da mão, é formado por cinco rios – Igaraçu, Tutóia, Melancieira, Canárias e Caju – que se abrem para o mar. Silvestre Gorgulho (Parnaíba e Luís Correia (PI) O Delta do Parnaíba abraça 10 municípios em três estados do nordeste: Piauí, Maranhão e Ceará. Abrange todo o litoral… Ver artigo

O Delta do Parnaíba, como os dedos da mão, é formado por cinco rios – Igaraçu, Tutóia, Melancieira, Canárias e Caju – que se abrem para o mar.

Silvestre Gorgulho (Parnaíba e Luís Correia (PI)

O Delta do Parnaíba abraça 10 municípios em três estados do nordeste: Piauí, Maranhão e Ceará. Abrange todo o litoral piauiense. É uma ÁPA – Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba criada em agosto de 1996 e possui uma extensão de 307.590,51 hectares. Os 10 municípios do Delta, no Piauí: Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia. No Maranhão: Tutoia, Paulino Neves, Araioses e Água Doce. No Ceará: Chaval e Barroquinha.

 

O RIO PARNAÍBA

O rio Parnaíba constitui a base econômica dos estados do Piauí e Maranhão, onde milhares de pessoas dependem de suas águas para o abastecimento, irrigação, pesca e meio de transporte. A Bacia Hidrográfica do Parnaíba abrange cerca de 339.390 Km2 e envolve os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. O Piauí domina 75% dessa bacia, o Maranhão 19% e o Ceará 6%. Na Tabatinga, no Alto Parnaíba, as nascentes se esboçam através de ressurgências na Chapada das Mangabeiras, que formam os cursos dos rios Lontra, Curriola e Água Quente. A união desses rios forma o rio Parnaíba.
Como sua nascente ainda é uma dúvida, o percurso do rio Parnaíba está estimado em 1.485km, até a foz no Oceano Atlântico, onde desemboca após se dividir em cinco grandes braços. O maravilhoso delta do Parnaíba é o divisor natural entre os estados do Piauí e Maranhão.
Infelizmente, pela ação predatória do homem, o rio Parnaíba e seus afluentes vêm sendo degradados sistematicamente num processo secular.
Para o pesquisador e agrônomo Geraldo Gentil, que fez várias expedições pelo rio Parnaíba, o rio é uma dádiva do Piauí. E explica Gentil: “Sem o Parnaíba como seria o Piauí? É um estado côncavo, suas águas correm para dentro, ao contrário de Minas Gerais, por exemplo, um estado convexo, montanhoso, cujas águas correm para fora rumo ao mar que não lhe pertence. O Parnaíba, no geral, é um rio típico de planície, abrangendo três grandes biomas: Cerrado, Caatinga e zona costeira, como restingas, dunas e mangues. A pré-Amazônia começa aqui”.

SEIS ATRATIVOS DO DELTA

Para o experiente guia parnaibano, também profundo conhecedor da história do Piauí, Luciano Silva Oliveira, visitar e conhecer o Delta do rio Parnaíba é uma aula de história e da diversidade da natureza. Luciano aconselha fazer seis passeios tradicionais.

 

Luciano Silva Oliveira, guia experimentado e historiador da cultura piauiense.

 

1 – IGARAPÉS

A diversidade da paisagem do Delta do Parnaíba faz da viagem pelos igarapés, rios, restingas e mangues uma oportunidade única de prazer e conhecimento sobre o litoral nordestino.  O passeio começa pelo Porto dos Tatus a 14 km da cidade de Parnaíba. Pode se estender até o final da tarde, conhecendo também as ilhas e esperando a revoada dos guarás.

2 – PORTO DAS BARCAS

O Porto das Barcas é um ponto turístico histórico. Fica localizado aos pés da ponte que liga o continente à Ilha Grande de Santa Isabel, às margens do rio Igaraçu. No início do século XX, foram construídos grandes armazéns para estocar mercadorias para exportação, como cera de carnaúba e babaçu. O comércio era intenso e a região alcançou um alto grau de prosperidade.

3 – PRAIA DA PEDRA DO SAL

É a praia do parnaibano, com 8 km de extensão, fica na Ilha Grande de Santa Isabel a 15 km do centro da cidade. Chegando à praia, o turista encontra um conjunto de rochedos graníticos, nada mais que um morro de pedras que avança oceano adentro, dividindo a praia em dois lados. Ideal para descanso, pescaria e acompanhar o pôr-do-sol.

4 – ILHA DO CAJU

A Ilha do Caju é um dos poucos locais no Brasil onde se pode ter uma visão ampla da nossa diversidade em um território relativamente pequeno. A ilha está localizada entre o Maranhão e o Piauí e fica a 50km da cidade de Parnaíba. Sua paisagem é formada por dunas, mangues e ilhas fluviais.

5 – COMUNIDADES TRADICIONAIS

Visitar as comunidades do Delta é uma experiência singular para conhecer e vivenciar modos de vida tradicionais e seus costumes. É possível conhecer comunidades de pescadores, artesãos, catadores de caranguejo, coletores de ostras e mariscos, que vivem tradicionalmente de forma integrada com a natureza.

6 – A REVOADA DOS GUARÁS

A revoada dos guarás é o ponto alto do passeio e o atrativo mais emocionante. Ao pôr-do-sol os guarás voltam para uma pequena ilha e passam a noite em segurança. As árvores se colorem inteiramente de vermelho.

 

Ponto alto do passeio pelo Delta do rio Parnaíba: a revoada dos guarás.

 

 

A floresta dos Guarás marca o início da Floresta Amazônica brasileira, justamente no Delta do Parnaíba que tem de um lado Parnaíba – PI e de outro Tutóia – MA.