ECOTURISMO NA AMAZÔNIA 1

ACORDO PARA PESCA NA AMAZÔNIA

29 de julho de 2021

  Acordo, regras e intercâmbio entre moradores de Unidades de Conservação para impulsionar turismo de pesca esportiva no Amazonas Duas ações importantes da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas buscam trocar experiências para pesca sustentável nos rios do Estado. A primeira é o intercâmbio entre moradores da RDS Puranga Conquista /RDS Uatumã para cursos e… Ver artigo

 

Acordo, regras e intercâmbio entre moradores de Unidades de Conservação para impulsionar turismo de pesca esportiva no Amazonas

Duas ações importantes da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas buscam trocar experiências para pesca sustentável nos rios do Estado. A primeira é o intercâmbio entre moradores da RDS Puranga Conquista /RDS Uatumã para cursos e troca de experiências sobre pesca esportiva. A segunda ação é um novo acordo que define regras para uso de rios e lagos no entorno de Mamirauá.

 

A pescaria esportiva não visa o consumo do peixe, mas o prazer de pescar. A prática promove o turismo sustentável e agrega renda para os ribeirinhos e os empreendimentos hoteleiros da região. Gera emprego e renda.

 

PURANGA CONQUISTA: 25 MIL TURISTAS

Moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista participaram de um intercâmbio de aprendizagem, no final de julho, a fim de conhecer o turismo de base comunitária voltado para a pesca esportiva. Durante os quatro dias, o grupo esteve em visita à RDS do Uatumã, referência na atividade, para conhecer como a prática é organizada na Unidade de Conservação e impulsionar a cultura do “pesque e solte” também no baixo Rio Negro.

 

Os atores da pesca consciente são os moradores das comunidades ribeirinhas e, pelo turismo, eles têm emprego e renda. Daí a importância da capacitação de populações tradicionais que vivem nesses espaços.

 

A RDS do Uatumã é uma das 42 Unidades de Conservação (UC) gerenciadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A UC recebe aproximadamente 25 mil turistas por ano, interessados na prática da pesca esportiva. No local, toda a atividade é protagonizada pelos próprios comunitários residentes na Reserva, segundo destaca o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

“São os comunitários os atores sociais mais relevantes para promover um turismo de pesca consciente. É por meio da estruturação dessa atividade, da capacitação de populações tradicionais que vivem nesses espaços, que a gente consegue conservar a natureza, combater a pesca predatória e ainda gerar renda de forma sustentável para essas pessoas, o que resulta na diminuição da pobreza nessas localidades e aumenta, por consequência, a qualidade de vida como um todo”, enfatizou.

CRONOGRAMA DE CAPACITAÇÃO DOS COMUNITÁRIOS

O intercâmbio promovido incluiu moradores das comunidades São Sebastião, Três Unidos, Nova Esperança e Barreirinha. A atividade integra o cronograma de capacitação dos comunitários, iniciado no início deste mês, para impulsionar o turismo de pesca esportiva em outras áreas do estado.

“O intercâmbio foi planejado para ter essa troca de experiência entre moradores das reservas, para que eles possam vivenciar de perto o sucesso dessa atividade na RDS Uatumã, onde os protagonistas são, de fato, os próprios moradores da reserva; e para que essa construção seja realizada com sucesso entre Governo do Estado e as comunidades da RDS Puranga Conquista” frisou a gestora da RDS, Ádilla Matos.

Ádila Matos reforçou, ainda, que a atividade ocorre em preparação à retomada da pesca comercial e esportiva no Rio Cuieiras, localizado dentro da RDS Puranga Conquista, que está proibida até dezembro de 2021, para viabilizar o crescimento adequado de espécies aquáticas, em especial do tucunaré.

 

NOVOS GUIAS COMUNITÁRIOS

A visita à RDS do Uatumã serviu de aprendizado, troca de experiências e informações para o morador da comunidade Nova Esperança, Valmir Nascimento. Ele agradeceu a oportunidade de conhecer outras realidades fora da RDS Puranga Conquista.

“Estar aqui para saber como trabalhar com atividade de pesca é muito bom. Hoje temos na nossa Reserva uma iniciativa que ainda não está concretizada, mas por toda experiência obtida aqui acredito que conseguiremos colocar em prática as ideias. Quero agradecer por tudo que passamos aqui, foi muito proveitoso”, disse.

O agente ambiental voluntário e brigadista, Jair Marques, é morador da RDS Uatumã. Foi ele quem socializou, com os novos guias comunitários, como foi o processo de ordenamento de pesca na localidade. Além de outras curiosidades sobre o turismo de “pesque e solte” na reserva.

“Toda experiência que tivemos aqui foi muito boa, muito gratificante conhecer a realidade de outras reservas. Essa visita serviu para nos fortalecer para que possamos caminhar com força e mais vontade, isso para mim é muito bom. Creio que daqui para frente vamos melhorar mais, juntamente com os moradores e gestores”, finalizou.