Projeto Produtor de Água no Pipiripau doa mais de 10 mil mudas para preservação ambiental da bacia
29 de janeiro de 2024Durante as primeiras semanas de 2024, o Projeto Produtor de Água no Pipiripau doou 10.700 mudas a produtores da bacia, fortalecendo esforços para preservação ambiental na região. A iniciativa, liderada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), contou com o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento… Ver artigo
Durante as primeiras semanas de 2024, o Projeto Produtor de Água no Pipiripau doou 10.700 mudas a produtores da bacia, fortalecendo esforços para preservação ambiental na região. A iniciativa, liderada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), contou com o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
A Adasa, que coordena a Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP), desempenhou um papel central na concepção, organização e execução da doação. Além de contribuir para a restauração de áreas verdes com espécies nativas do cerrado, a ação favorece a manutenção dos recursos hídricos e a sustentabilidade dos ecossistemas da região.
A imprescindível participação da Seagri e da Caesb, na doação de mudas e no suporte logístico para que elas chegassem de maneira eficiente às propriedades participantes do projeto, é um exemplo de como parcerias interinstitucionais podem corroborar para o alcance de objetivos ambientais compartilhados entre entes governamentais.
O Projeto Produtor de Água no Pipiripau visa a conservação dos recursos hídricos, incentivando práticas agrícolas sustentáveis e promovendo a preservação de áreas de nascentes e mananciais.
Em novembro de 2023, a Adasa assinou um novo Acordo de Cooperação Técnica – ACT com outras 13 instituições para continuidade ao Projeto Produtor de Água no Pipiripau, iniciativa conjunta que garantiu a execução de mais de 30 milhões em serviços ambientais na bacia ao longo dos últimos 11 anos.
Atualmente as instituições participantes do projeto são: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa); Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri-DF); Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema-DF); Companhia de Saneamento do DF (Caesb); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater/DF); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER); Rede Pede Planta; Rede de Sementes do Cerrado; Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO); Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil e Fundação Universidade de Brasília (UnB).
Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507