CULTURA

CLDF celebra Dia Nacional das Tradições de Matriz Africana na segunda (25)

26 de março de 2024

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil Na próxima segunda (25), às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza solenidade para celebrar o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A iniciativa, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), conta com os deputados Fábio Félix (PSol), Gabriel Magno (PT), Max… Ver artigo

CLDF

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Na próxima segunda (25), às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza solenidade para celebrar o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A iniciativa, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), conta com os deputados Fábio Félix (PSol), Gabriel Magno (PT), Max Maciel (PSol), Ricardo Vale (PT), Dayse Amarilio (PSB).

A data é nacionalmente celebrada em 21 de março, no entanto, por indisponibilidade de agenda da Casa, a celebração foi marcada para segunda. De acordo com Vigilante, o evento tem objetivo de reconhecer a importância histórico-cultural das religiões afro-brasileiras e combater o racismo religioso.

“A celebração desse dia reforça o momento de resgatar o protagonismo de quem, historicamente, sempre foi desrespeitado e invisível para as políticas públicas desse país”, destaca Vigilante. “Celebrar também é reconhecer e valorizar. É por isso que a Casa do povo não poderia deixar de prestar a devida homenagem e respeito a nossa raiz de matriz africana e as nações do candomblé”, ressalta.

Matriz Africana

Em 2023, a CLDF lançou a Frente Parlamentar em Defesa e Proteção dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e das Religiões de Matriz Africana, presidido por Chico Vigilante. No evento, também foi celebrado o primeiro 21 de março desde o sancionamento da Lei 14.519/2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O evento da próxima segunda será transmitido simultaneamente em canal aberto pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e no canal da CLDF no YouTube.

Amanda Gonçalves (estagiária) – Agência CLDF